“Pode ser difícil encontrar novos clientes. Já tentei de tudo: postar nas redes sociais, distribuir panfletos na minha região e nada… a principal conclusão a que cheguei foi: ter um website facilita muito a procura por novos clientes”, afirma Jean-Michel Chalayer, fundador da LeSalon, uma aplicação móvel que leva a beleza até casa do cliente. Nomeado nos 30 under 30 pela revista Forbes, na categoria de retalho e e-commerce em 2016.
Muitas clínicas de estética apenas promovem os seus serviços nas redes sociais, no entanto este método de promoção não é o que traz mais resultados, por um simples motivo. Quando um potencial cliente, que não conhece a sua empresa, está interessado em serviços que a sua marca oferece, começa por procurá-lo em motores de pesquisa, como o Google, e escreve mais ou menos isto: “centros de estética perto de mim”. O problema com as redes sociais é que o conteúdo que é produzido e partilhado, em princípio, apenas é entregue a quem já o segue, e quem já o segue, à partida, já é um cliente fiel à sua empresa.
Se tiver um website ativo, com certeza a sua clínica de estética irá aparecer nos resultados no google e o interessado nos serviços irá navegar pelo seu website.
Estratégias de comunicação “bellow the line”, onde se enquadram os panfletos aos quais, Jean-Michel afirmou ter recorrido para publicitar o seu espaço, têm a desvantagem de serem limitados no que diz respeito à área geográfica que alcançam, uma vez que no máximo circula pela cidade onde o serviço está presente. A sua limitação também toca no aspeto da quantidade de informação partilhada neste meio, que deverá ser o mais simplificada possível. Ou seja, nem tudo pode ser comunicado através de um panfleto/brochura.
A responsável pelo negócio móvel de beleza Michelle’s Beauty, qualificada no LeSalon conseguiu duplicar a sua base de clientes em apenas três meses após a criação de um website. Com a possibilidade dos seus novos clientes agendarem online, deixou de passar as noites a marcar clientes através do WhatsApp.
Com a correria do dia a dia, muitas vezes torna-se desafiador encontrar tempo para visitar pessoalmente um salão de beleza e marcar um horário para cuidar de si mesma. Essas tarefas muitas vezes acabam por ser adiadas devido às exigências do cotidiano.
No entanto, um website pode ser a solução ideal para esse problema.
As clientes não precisam de sair de casa ou do trabalho para agendar um horário; basta terem acesso à internet. Quanto mais comodidade proporcionar, mais o cliente se sente atraído pelo seu salão. Este agendamento automatizado não só facilita a vida das suas clientes como também facilita a sua. Com um website, todas as mensagens dispersas por todas as suas redes, sejam elas WhatsApp, Facebook ou Instagram, podem ser centralizadas, permitindo que o website assuma a responsabilidade por todos os pedidos de agendamento e até que responda, através de chatbots a todas as questões que está repetidamente a responder.
Como criar um website para a sua clínica de estética
Neste sentido, a Bloweb, uma empresa especializada no desenvolvimento e manutenção de websites, pode ser uma parceira valiosa para a sua clínica de estética. Com a sua experiência e know-how, a Bloweb pode criar um website personalizado e funcional que atenda às necessidades específicas da sua clínica, aumentando assim a sua presença online e impulsionando o crescimento da sua empresa. Vamos trabalhar juntos?